O que é cirurgia de
mastopexia?

Comumente referida como cirurgia de lifting de mama, a mastopexia reposiciona a aréola e o tecido mamário, removendo o excesso de pele e comprimindo o tecido para compor o novo contorno da mama.

Melhore a aparência com o lifting de mama

Os seios da mulher muitas vezes mudam com o tempo, perdendo sua forma jovem e firmeza. Estas alterações e perda da elasticidade da pele podem ocorrer devido a:
Às vezes, a aréola torna-se alargada ao longo do tempo, e a mastopexia poderá reduzi-la. O procedimento pode ter um caráter rejuvenescedor, já que o perfil conseguido no pós-operatório é o de uma mama jovem e firme.

O que o procedimento não faz

A cirurgia não altera, significativamente, o tamanho dos seios ou preenche a parte de cima da mama (colo). Se você quiser ter mamas mais volumosas, considere a cirurgia de aumento. Se desejar seios menores, considere a combinação de elevação da mama e cirurgia de redução.

É indicada para mim?

É um procedimento individualizado e você deve fazê-lo para si mesma, não para satisfazer os desejos de alguém ou para tentar se adaptar a qualquer tipo de imagem ideal.

Será uma boa opção para você se

O que saber antes de se submeter à cirurgia

O sucesso e a segurança do procedimento dependem muito de sua sinceridade durante a consulta. Você será questionada sobre sua saúde, expectativas com a cirurgia e estilo de vida.

Esteja preparada para discutir

O cirurgião também poderá

Preparando-se para a cirurgia

Previamente à cirurgia, pode ser necessário:

Instruções especiais

Você precisará de ajuda

Não deixe de pedir a alguém que a acompanhe e fique com você, pelo menos, a primeira noite, após a cirurgia.

Riscos e informações de segurança

A decisão de se submeter à cirurgia é pessoal e é você quem deve decidir se os benefícios atingirão seus objetivos e se os riscos e potenciais complicações são aceitáveis. Seu cirurgião plástico e/ou equipe irão lhe explicar, em detalhes, os riscos associados à cirurgia. Você deverá assinar o termo de consentimento para assegurar que compreendeu plenamente o procedimento ao qual irá se submeter e quaisquer riscos ou complicações potenciais.

Possíveis riscos da cirurgia

É importante saber que

Onde dever ser realizada a cirurgia?

O procedimento deve ser realizado em local seguro e confortável para o médico e o paciente, em centro cirúrgico autorizado pela Vigilância Sanitária, com equipamentos e equipe treinada para qualquer intercorrência.

Ao receber alta

Se você sentir falta de ar, dores no peito ou batimentos cardíacos anormais, procure atendimento médico imediatamente. Se algumas destas complicações ocorrerem, você pode precisar de internação e de tratamento adicional. A prática da medicina e da cirurgia não é uma ciência exata. Apesar de serem esperados bons resultados, não há garantia. Em algumas situações, pode não ser possível atingir os melhores resultados com um único procedimento cirúrgico, sendo necessária uma nova cirurgia.

Seja cuidadosoa

Seguir as recomendações de seu médico é fundamental para o sucesso da cirurgia. É importante que as incisões cirúrgicas não sejam submetidas à força excessiva, à escoriação, ou ao movimento durante o tempo de cicatrização.

Faça perguntas

É importante que você tire todas as suas dúvidas diretamente com o cirurgião plástico. É natural que sinta um pouco de ansiedade, que tenha expectativa com o resultado ou estresse pré-operatório. Não tenha vergonha de discutir estes sentimentos com seu cirurgião plástico.

Etapas do procedimento

O que acontece durante a cirurgia de mamoplastia de aumento? A mastopexia pode ser realizada através de uma variedade de técnicas de incisão. A técnica adequada para você será determinada com base em:
Etapa 1 – Anestesia
Medicamentos são administrados para o seu conforto durante o procedimento cirúrgico. As opções incluem sedação intravenosa e anestesia geral. Seu médico irá recomendar a melhor opção para você.
Etapa 2 – Incisão
Há três padrões comuns de incisão:
Etapa 3 – Remodelando os seus seios
Após as incisões:
Etapa 4 – Fechando as incisões
Após a remodelação, o excesso de pele é retirado e as incisões fechadas. Algumas linhas de incisão são escondidas nos contornos naturais da mama, no entanto, outras são visíveis na superfície da mama. Cicatrizes são permanentes, mas, na maioria das vezes, podem melhorar significativamente ao longo do tempo. As suturas são feitas em profundidade dentro do tecido mamário para sustentar os seios recém modelados. Suturas, adesivos de pele e/ou fita cirúrgica podem ser utilizados para fechar a pele.
Etapa 5 – Resultados
Os resultados de sua cirurgia são imediatamente visíveis. Com o tempo, o inchaço pós-cirúrgico diminuirá e as linhas de incisão ficarão menos marcadas.

Recuperação pós-operatória

Após o procedimento, serão colocados curativos sobre as incisões. Será necessário usar uma bandagem elástica ou sutiã para minimizar o inchaço e sustentar a mama. Um dreno pode ser temporariamente colocado sob a pele para drenar qualquer excesso de sangue e de fluido que possam acumular após a cirurgia.

Serão dadas instruções especiais, incluindo

  • Como cuidar de seus seios após a cirurgia;
  • Medicamentos para tomar por via oral para ajudar a reduzir os riscos de infecção;
  • Acompanhamento pós-operatório com o cirurgião plástico.

 

Perguntas sobre o que esperar do período de recuperação

Resultados

O resultado final de sua mama aparecerá ao longo dos meses, com a forma e a posição da mama mais agradáveis. As cicatrizes são permanentes, mas, na maioria das vezes, melhora significativamente ao longo do tempo. Com o tempo, seus seios podem continuar a mudar devido ao envelhecimento e à gravidade. Os resultados permanecerão mais tempo se você mantiver o peso controlado e levar um estilo de vida saudável.

Informação importante

A cirurgia geralmente não afeta a função de amamentação, no entanto, se você estiver planejando engravidar, converse com o cirurgião plástico. As mudanças que ocorrem nos seios durante a gravidez podem minimizar os resultados da cirurgia. Da mesma forma, planos de perda de peso também devem ser discutidos.

Qual o custo da cirurgia?

O custo é sempre uma consideração em cirurgia eletiva. Os honorários de um cirurgião podem variar de acordo com sua experiência e tipo de procedimento realizado. 

O custo pode incluir

Sua satisfação vale mais que os custos da cirurgia

Ao escolher um cirurgião plástico, lembre-se de que a experiência do cirurgião e seu bom relacionamento com ele são tão importantes quanto o custo final da cirurgia.

Glossário

Agende uma Consulta

Seu plano de tratamento é projetado para um progresso constante, com todas as fases prontamente implementadas..

DR. VINICIUS RUSSI

Dr. Vinicius Russi Cirurgião Plástico
especialista
CIRURGIA PLÁSTICA
Formado pela Universidade Católica de Pelotas (RS), o Dr. Vinícius Russi possui especialização em cirurgia geral pelo Hospital Regional Alto Vale (SC) e em cirurgia plástica pelo Hospital Municipal Barata Ribeiro (RJ) e pós graduação pela Universidade Gama Filho (RJ). Sendo membro especialista da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e membro titular do Capítulo de Cirurgia Plástica do Colégio Brasileiro de Cirurgiões.
Agende sua Consulta